Focolares

CONHEÇA O MOVIMENTO FOCOLARES




18 Outubro 2012
http://www.focolare.org/pt/news/2012/10/18/sinodo-la-nuova-evangelizzazione-e-il-movimento-dei-focolari/
 
 
Síntese do discurso de Maria Voce no Sínodo dos Bispos, dia 17 de outubro. Formação contínua, vida do Evangelho, “células de ambiente”, “mariápolis”, diálogos, imersão na cultura contemporânea, são alguns dos caminhos percorridos pelo Movimento na via da nova evangelização.

O Movimento dos Focolares – presente nos cinco continentes, em 194 países, nos mais diversos segmentos da população, entre jovens e adultos, em ambientes religiosos e leigos, com frequência em regiões de fronteira – junto com toda a Igreja comprometeu-se com um “novo” entusiasmo e ardor na evangelização.
Convicto da importância de ser evangelizados para evangelizar, o Movimento preocupa-se com a formação de seus membros, a fim de que possam ser luz, fermento, sal. “Células de ambiente”, formadas por dois ou mais num mesmo local, levam a presença viva do Ressuscitado em toda parte, nos condomínios, nas fábricas, nos locais da administração pública, nos hospitais, escolas e universidades. Em nível territorial, as “comunidades locais” tornam visível nos bairros e nas cidades os relacionamentos de fraternidade suscitados pelo Evangelho.
Pelo seu carisma específico, o da unidade invocada por Jesus em seu testamento (Jo 17,21), O Movimento privilegia as formas de testemunho coletivas, como as Jornadas ou manifestações internacionais, as Mariápolis e as pequenas cidades-testemunho, onde a lei dos habitantes é o mandamento novo. Serve-se ainda da imprensa, com a Editora Cidade Nova, e das novas mídias e redes sociais.
Um caminho privilegiado é o dos diálogos: ecumênico, inter-religioso, com aqueles que não se reconhecem em nenhuma convicção religiosa e com a cultura contemporânea, onde oferece a sua contribuição para iluminar com a luz cristã também os diversos âmbitos culturais da sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário