O EVANGELHO E A ARTE
Varsóvia (RV) – “O Evangelho e a Arte” é o livro recém-publicado em Cracóvia com as inéditas palestras proferidas 50 anos atrás pelo então jovem bispo Karol Wojtyla.
A mensagem principal destas conferências – de acordo com o atual cardeal de Cracóvia, Dom Stanislaw Dziwisz – é sempre atual para os fiéis: Deus é a fonte da beleza, que como um ‘riacho’, atravessa a vida de todo homem.
Em uma das palestras, Wojtyla questiona se a arte ajude os artistas a serem mais homens; em outra, tenta descrever a beleza da consciência, dos sacramentos e da oração.
Fonte: Radio Vaticano
Karol Wojtyla na juventude
Como um jovem estudioso, Karol Wojtyla "bebeu na Polônia sofrimento" por meio da literatura e da história. Ele amava o século 19 poetas Slowacki e Mickiewicz, "em quem a beleza ea dor da Polônia foi tão vivo."
Ele memorizou Slowacki de "O Papa eslavo",
um poema profético (que provou ser verdadeiramente profética!) Sobre um papa do
Oriente, que "não vai fugir da espada ...
Como Deus, ele vai enfrentar bravamente a
espada." [Os leitores do nosso Ronald
Reagan página poesia vai encontrar exemplos muito interessantes de
coisas igualmente proféticas: ou seja, o Tampico duplo arco-íris sobre local de
nascimento de Reagan no dia anterior, ele foi eleito presidente, uma profecia
real feita por George Otis, e os paralelos da vida de Reagan para Essa
impressora de Udell de Harold Bell Wright.
Parece que o Império do Mal nunca teve uma chance, e
que havia sinais e milagres para o efeito na vida de um católico papa polonês e
um presidente irlandesa protestante!]
Como Ronald Reagan, Wojtyla era um ator. E um
ator de cabelos escuros, áspera considerável em que, como a sua imagem para a
esquerda atesta.No início dos anos 1930, ele conheceu Mieczyslaw Kotlarczyk,
que lhe ensinaria (e não é um "método" interessante para um futuro
Papa!)
"A Palavra Viva", um estilo de desempenho enraizada em canções polonesas e poesia polonês como sung e recitado após jantar em casas senhoriais do país. Em Papa João Paulo II: A vida de Karol Wojtyla , o Padre.
"A Palavra Viva", um estilo de desempenho enraizada em canções polonesas e poesia polonês como sung e recitado após jantar em casas senhoriais do país. Em Papa João Paulo II: A vida de Karol Wojtyla , o Padre.
Mieczyslaw Malinski relata que foi durante esse tempo
que Wojtyla primeiro chamou a atenção do arcebispo de Cracóvia, Adamo Stefano
Sapieha. Sapieha estava visitando sua escola e jovem Wojtyla fez o discurso
de boas-vindas. Impressionado, Sapieha perguntou se Karol destinado a se
tornar um sacerdote. Um padre respondeu que seus interesses parecia estar
com o teatro ", uma resposta que decepcionou o arcebispo!"
Para tornar as coisas piores, talvez, Wojtyla se
juntou mais tarde um grupo de teatro experimental conhecido como "Studio
38". Seu amor pelo teatro persistiu, porque mais tarde como cardeal,
ele comemorou férias com atores Cracóvia. Tantos cresceu em volta de mim,
através de mim, do meu eu, como se fosse. Tornei-me um canal,
desencadeando uma força chamado homem. Não os outros se aglomeram em,
distorcer ? do homem que eu sou Ser cada um deles, sempre
imperfeito, me a mim mesmo muito perto, ele que sobrevive em mim, ele
pode sempre olhar para si mesmo sem medo? - "Actor" No
outono de 1938 , Wojtyla se matriculou na Universidade Jagiellonian de
Cracóvia, onde os seus estudos primários foram literatura e filosofia.
No entanto, a invasão nazista da Polônia em 1939,
tudo mudou, e Wojtyla era escrever para Kotlarczyk: "Agora a vida está
esperando na fila para o pão, a limpeza de açúcar, e sonhando com o carvão e os
livros." É relatado que Wojtyla estava na igreja para quando bombas
nazistas primeira caiu sobre a Polônia, 1 de setembro de 1939. [Se você olhar
atentamente para os três primeiros dígitos da referida data, 1939/09/01, você
vai perceber que a Polônia sofreu uma calamitosa 9-1-1 muito antes de os
Estados Unidos perderam suas torres gémeas.]
Com mercúrio medimos a dor como medir o calor
dos corpos e do ar; , mas isso não é a forma de descobrir os nossos
limites- você acha que você é o centro das coisas. Se você pudesse
entender que você não é: o centro é Ele, e Ele, também, encontra sem
amor - por que você não vê? O coração-o que é para o ser humano? temperatura
Cósmica. Coração. Mercúrio. - "Garota Decepcionado in
Love" Wojtyla continuou seus estudos até que os nazistas fecharam a
universidade. Os nazistas também fechou as bibliotecas e os alemães só
foram autorizados a assistir peças de teatro e concertos. Um Pólo poderia
ser um tiro para ir ao teatro. Em novembro de 1940, Wojtyla teve um
emprego como um canteiro em uma pedreira perto de Cracóvia. Não, não
apenas as mãos caídas com o peso do martelo, não o tronco tenso, os
músculos que moldam o seu próprio estilo, mas pensei informando seu
trabalho, profundo, atado em rugas em sua testa, e sobre sua cabeça,
juntou-se em um arco acentuado, ombros e veias abobadados. - "Material" Nessa
época, ele conheceu um alfaiate, Jan Tyranowski, que o apresentou a Santa
Teresa de Ávila e São João da Cruz ", colocando-o em um caminho espiritual
mais profunda." E ainda a sua paixão pelo teatro permaneceu não
ofuscada: quando Kotlarczyk veio a Cracóvia, no verão de 1941, Wojtyla e seus
amigos o ajudou a iniciar o teatro subterrâneo rapsódica, com o risco de suas
vidas. Wojtyla escreveu ao seu professor e mentor que ele queria construir
"um teatro que será uma igreja, onde o espírito nacional vai
queimar."
O Teatro rapsódica "abraçou o minimalismo
teatral de longos monólogos, estáticos e poemas épicos." Wojtyla foi
também um dramaturgo em ascensão. Na idade de 19, ele tinha escrito uma
trilogia verso em branco bíblica de David, Job e Jeremias. Com a idade de
21 anos, ele estava traduzindo tragédias gregas e compilação de poesia polonesa
patriótico. Além de seu trabalho mais avant-garde, Wojtyla escreveu também
um jogo tradicional chamado "Irmão Nosso Deus."
É relatado que uma vez, quando Wojtyla foi
clandestinamente recitando um poema de uma hora épico, megafones nazistas
começaram tocando por diante a notícia de uma vitória alemã , e ele
simplesmente gritou o restante do poema ao longo dos megafones.
Para ilustrar os perigos inerentes de se atrever a
realizar sob os narizes pince-nezed dos nazistas:. membros do Teatro rapsódica
depois foram deportados para Auschwitz Wojtyla "nunca tinha
sido um ator muito como um intoner "eo Teatro rapsódica derramado"
toda a desordem que fica entre atores e suas linhas de enredo, ação, emoção
mesmo, foi de pouco mais de diversões agradáveis;. a substância era tudo em que
foi falado ".
Beato João Paulo II fala aos jovens no Brasil
Imagens de João Paulo II
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